Inglês para Ensino Médio: Sugestão de atividades.

Publicado: 6 de junho de 2013 em Uncategorized

Aulas para o Ensino Médio (EM) são sempre muito complicadas. Claro que essa é apenas minha opinião.
Sugestões de atividades nunca são total desperdício de tempo, ao contrário, elas servem para clarear nossas mentes, pois podemos adaptá-las, se julgarmos boas ideias; mudá-las completamente, se julgarmos ruins e criarmos novas atividades a partir delas.
Gosto de iniciar as aulas sempre, ou quase sempre, com frases. Considero “quotes” sempre muito interessantes, pois além, muito além de apenas trabalhar o vocabulário, o professor pode criar nos alunos o hábito de reflexão daquilo que leram.
O que segue agora são duas sugestões para os professores do EM.
 
Sugestão I:
 
Inicie a aula com a frase de Malcolm X:
Education is the passport to the future, for tomorrow belongs to those who prepare for it today”.
 
Próximo passo:
Organize um debate sobre a frase de Malcolm X: metade da turma faz o papel de “advogados de defesa”, posicionando-se a favor da ideia de que educação seja um passaporte para o futuro; a outra metade faz o papel de “promotores”, contra a ideia.
 
Então…
Após as apresentações, os alunos votam expressando suas opiniões pessoais. Havendo tempo e interesse, pode-se encaminhar uma pesquisa sobre a vida e as conquistas de Malcolm x e/ou outros ativistas humanos.
 
Tempo:
Esse é o maior problema no EM. Nunca dá tempo para fazer tudo. A duração da atividade pode ficar por conta do professor, se não houver tempo suficiente para termina-la em sala de aula, peça para que preparem algo em casa e na próxima aula continuem retomando do ponto que parou. Em circunstâncias normais, uma atividade dessas levaria de 30 à 45 minutos.
 
Sugestão II:
 
Inicie a aula com a frase de Eleonor Roosevelt:
“Great minds discuss ideas; average minds discuss events; small minds discuss people”.
 
Próximo passo:
Estimule um debate entre os alunos sobre a frase. Peça-lhes que deem exemplos ilustrando suas opiniões com base em suas experiências pessoais.
Questões que podem ser formuladas:
Ø     O que você chamaria de “mente brilhante”?
Ø     Como a busca pelo conhecimento e por novas ideias pode melhorar nossa qualidade de vida e a daquelas que nos cercam?
 
Tempo:
De 15 à 20 minutos dependendo do andamento da atividade.
 
Outra dica:
O professor pode fazer atividades do tipo com colegas de outras disciplinas como Geografia e História.
 
       Postado por:  Professor Gean Alves – EEFM- WALDEMAR ALCÂNTARA
About these ads
comentários
  1. Prof. Paco disse:

    Gean liked the activity. What good even without the face meetings you still put in the labor of their activity. Congratulations friend and teacher strength

  2. Muito interessante, adoro as dicas do professor Paco, aproveito todas elas.

  3. O blog realmente é interessante. as dicas dos professores, nos auxiliam em nossas aulas. As atividades propostas nos ajudam a praticar mais o inglês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s