PLANO DE AULA COM OS FALSOS COGNATOS

Publicado: 25 de abril de 2013 em Uncategorized

OBJETIVO GERAL

Compreender palavras e expressões em inglês que, embora tenham ortografiasemelhante ao do português, possuem significado diferente.

OBJETIVOS ESplano de aulaPECÍFICOS

Identificar os falsos cognatos e utilizá-los na produção de textos em inglês.

CONTEÚDO

Leitura com compreensão – e produção de textos com falsos cognatos.

PROCEDIMENTOS:

  1. Converse com a turma sobre o tema da aula: explique que muitas palavras têma ortografia semelhante em português e inglês devido ao fato de terem a mesmaorigem: o latim. A maioria manteve o mesmo significado, mas algumas, com opassar do tempo, adquiriram significados diferentes. São os falsos cognatos:palavras com ortografia semelhante em português e inglês, mas com significadobem diferente.
  2. Trabalhar com essas palavras vai ser muito agradável; na verdade, um jogo.
  3. Divida a classe em grupos de, no máximo, quatro alunos e distribua as folhascom os pares de frases contendo cognatos e falsos cognatos:
    •  Faça uma leitura atenta, em voz alta, par a par, chamando a atenção para as semelhanças de ortografia com palavras da língua portuguesa e comentando sobre a diferença ou não de significado.
    •  Peça para que elaborem uma lista com todos os falsos cognatos que notaram nas frases.
    • Socialize as listas elaboradas pelos grupos.

    Cognates and false cognates

    Ela não tem educação. She has no manners.
    Ele foi educado em Oxford. He was educated in Oxford.
    Nós fomos educados por uma tia. We were brought up by an aunt.
    É difícil descrever o sistema de educação britânico. It?s difficult do describe the British system of education.
    Eu estou ouvindo um barulho muito esquisito. I hear a very strange noise.
    Ela tem um gosto requintado. She has an exquisite taste.
    Eu admiro sua inteligência. I admire your intelligence.
    Eles combinaram de ir lá juntos. They agreed to go there together.
    A cor das cortinas não combina com a cor das paredes. The color of the curtains doesn’t match the color of the walls.
    Nem sempre é possível combinar trabalho e prazer. It’s not always possible to combine work and pleasure.
    Ela tem sofrido muitas decepções na vida. She has suffered many disappointments in life.
    Não confie nas aparências: elas são muitas vezes enganadoras. Don’t rely on appearances: they are often deceptive.
    Dê-me os fatos verdadeiros. Give me the actual facts.
    Atualmente temos poucas salas disponíveis. At present we have few available rooms.
    Ele está realmente interessado no projeto. He is actually interested in the project.
    Não me admiro de vê-lo nessa posição. I am not surprised at seeing him in this position.
    • A seguir, peça para que recortem os retângulos com as frases, embaralhem e troquem os retângulos embaralhados com o grupo vizinho.
    •  É bom verificar se as trocas foram feitas e se as peças estão realmente embaralhadas, para garantir o desafio.
    •  Sairá vencedor o grupo que conseguir reorganizar os pares de falsos cognatos e cognatos corretamente e com maior rapidez.
    • É importante controlar o tempo, para que o desafio ganhe mais emoção.
    • Assim que o primeiro grupo terminar, deverá chamar o professor, a fim de que este verifique se está tudo certo e declarar game over, apresentando o grupo vencedor.
    •  O grupo vencedor deverá ser chamado a fazer uma leitura dos pares reorganizados.

    That’s it for now! Prof. Paco Veras

 

 

 

comentários
  1. Vericia Cristianne Brito e Souza disse:

    Teacher, you’re giving me great ideas, helping me to think about the real goals in my classes. Unfortunately I didn’t have much time to explore this blog. Sometimes I could access it and I took some ideas to my tests, I saw some sites… Marvelous. Congratulations! I’m gonna try to put some of these ideas in practice. Thanks.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s